vista frontal ipe
002 Acesso NY37
003 Hall acesso 03 b
Opcao_01.3
Opcao_01.1
Opcao_01.2
006 Vista da piscina
Vista da esquina
008 Hortinha
009 vista do estacionamento

 

REVITALIZAÇÃO EDIFÍCIO NY37

 

revitalização de edifício residencial multifamiliar | 3.425,00 m2

 

 

Local: São José dos Campos . sp . Brasil

Início do Projeto: 2015

Etapa Atual: Etapa 1 executada em 2015-2016

Área do Terreno: 1.350,00m²

Área de Reforma: 3.425,00m²

Área de Estudo Cromático: 4.650,00m²

 

Projeto de Arquitetura Paisagística

arq. Lisandra dos Santos Casagrande

arq. Felipe dos Santos

 

Projeto de Arquitetura de Interiores

arq. Felipe dos Santos

arq. Lisandra dos Santos Casagrande

 

Projeto de Estudo Cromático

arq. Felipe dos Santos

arq. Lisandra dos Santos Casagrande

 

 

O edifício erguido na década de 1990 na cidade de São José dos Campos, interior paulista, como muitos de sua época, passou pelo desgaste do tempo, agravado pela ausência da manutenção periódica necessária e, por vezes, somado à descaracterização e desvalorização de suas qualidades arquitetônicas e de suas áreas comuns, ocasionados através de reformas isoladas e modificações pontuais ao longo dos anos.

Em paralelo a isso, outros empreendimentos foram erguidos na cidade, apresentando novas formas de morar, de se utilizar e se apropriar dos espaços de convivência, tornando muitos edificios antigos obsoletos do ponto de vista do bom uso de suas áreas.

A somatória desses processos resulta, na grande maioria dos casos, na desvalorização do imóvel tanto do ponto de vista cotidiano do morador, como do ponto de vista econônomico e imobiliário.

 

É a partir do entendimento dessas duas frentes que o projeto de revitalização para o edifício NY37 nasce: realizar, de forma simbiótica, um projeto que atenda às demandas de manutenção necessárias, ao mesmo tempo que potencialize e valorize as áreas obsoletas do prédio, oxigenando seus ambientes, atualizando seus espaços, e revigorando o cotidiano de seus moradores.

 

A partir dessa premissa o projeto se apropria do nome do edifício, New York, para embasar o conceito que norteia as intervençoes nas diferentes frentes de projeto: Arquitetura Paisagística, Arquitetura de Interiores e Estudo Cromático. Isso se concretiza através do levantamento de diferentes referências contemporâneas da cidade americana, aclimatadas para nosso contexto local, se materializando na nova paleta de cores do prédio, nas materialidades que irão compor a nova identidade visual das áreas comuns e na caracterização do paisagismo vegetal, através da escolha de espécies nativas mais resistentes, características dessa peculiar região de encontro de remanescentes da mata atlântica, de savana e dos campos de cerrado (a presença deste último na região, foi responsável pelo nome da cidade).

 

As diferentes intervenções foram concebidas de forma a serem executadas em diferentes etapas, possibilitando um correto planejamento do ponto de vista físico e financeiro, amenizando seus impactos e viabilizando sua implementação pelos condôminos ao longo dos próximos anos.

 

 

><
1/4
  • Facebook - White Circle
  • Instagram - White Circle
  • YouTube - White Circle
  • Google+ - White Circle

Habitat | Arquitetura, Cidade e Paisagem

São José dos Campos . São Paulo . Brasil

 

habitat@habitat-acp.arq.br

+55 12 9 8212 3080 . +55 16 9 9216 6826

© 2013 por Habitat | Arquitetura Cidade Paisagem. Todo material divulgado no site é de propriedade intelectual dos autores. A reprodução sem respectiva autorização é estritamente proibida.