Planta da Praça
Planta da Praça

press to zoom
Corte AA
Corte AA

press to zoom
Levantamento da Praça
Levantamento da Praça

press to zoom
Planta da Praça
Planta da Praça

press to zoom
1/6
PRAÇA JARDIM BEATRIZ

São Carlos . sp . Brasil

Adequação e requalificação de praça pública

Projeto Executivo Concluído

2010

 

Projeto de Arquitetura

Teia Casa de Criação

arq. Eduardo Silva

est. Ana Karina Bueno

est. Felipe dos Santos 

A pequena área verde apropriada pelos moradores do bairro Jardim Beatriz na cidade de São Carlos – SP é o objeto de desenvolvimento do projeto. Identificando a espontaneidade e iniciativa do bairro através da improvisação de um playground, quadra de areia e área de estar sob a sombra de árvores existentes, o projeto já tomava como orientação primeira a necessidade de um diálogo mais próximo e aberto com esses usuários da futura praça, assim como o respeito aos elementos naturais ali presentes.

 

Norteado pelas conversas realizadas com os moradores e pelos indícios do local, o projeto se desenvolveu através da manutenção de todas as árvores existentes e dos dois patamares originalmente configurados pelo terreno, servindo como ferramenta de qualificação e criação de uma linguagem coesa para a praça.

A qualificação dos brinquedos do playground que ofereciam risco às crianças foram substituídos por brinquedos de eucalipto tratado, elemento que cofigura guarda-corpo e gradil de proteção da quadra de areia, contribuindo na leitura do conjunto do projeto.

Aproveitando o declive natural do terreno foi criada uma estrutura em blocos de concreto para a arquibancada, servindo de muro de arrimo e encosto para os espectadores das partidas.

 

O lançamento de águas pluviais da rede pública, adjacente ao terreno da praça, é orientado a margear as árvores ao redor da quadra de areia, de maneira a resguardar os seus usuários. Nessa mesma quadra foi implementado um sistema de drenagem subterrâneo, instalado na quadra e lançado na rede pública de águas pluviais, reduzindo a incidência de alagamentos e empoçamentos na área.

 

(confira mais sobre a associação através do link)

| clique nas imagens para ampliá-las e nas setas para navegar |