CnM-Talude-nascente_LR
CnM-Brises_LR
CnM-Acesso-Close_LR
CnM-Salas-Integradas_LR
CnM-Mirante2_LR
CnM-Chegada-Carro_LR
CnM-Mirante-Vale_LR
CnM-Terraços-Morro_LR
CnM-Acesso_LR
CnM-Varanda-Quarto_LR
IMG_0136
Croqui_Projeto-Paisagistico_editada-LR2

 

CASA NA MONTANHA

 

residência unifamiliar | 220m2

 

 

Local: Santo Antônio do Pinhal. sp . Brasil

Início do Projeto: 2014

Etapa Atual: Em fase de Projeto Executivo

Área do Terreno: 2155,00m²

Área Construída: 220,00m²

 

Projeto de Arquitetura

arq. Felipe dos Santos

arq. Lisandra dos Santos Casagrande

 

Projeto de Arquitetura Paisagística

arq. Lisandra dos Santos Casagrande

arq. Felipe dos Santos

O projeto para esta residência, localizada na Serra da Mantiqueira, irá acolher um casal e, eventualmente, seus filhos, netos e amigos. A casa nasce então de dois pontos principais: o desejo de preservar a mata local e o de valorizar as vistas potenciais para os morros e vales da região. 

 

A implantação acontece no platô central do terreno onde, ocupando apenas parte do perímetro deste, foi possível a criação de uma "clareira" entre a construção e a mata de altitude lindeira. É nessa "clareira" onde aqueles que chegam a pé para uma visita são recebidos: um espaço aberto para encontros, reuniões e conversas em volta da fogueira, à sombra das araucárias. 

 

A residência se organiza em dois pavimentos: o inferior prima por um ambiente mais intimista, enquadrando as árvores que permanecem no entorno imediato da casa; enquanto o pavimento superior busca o horizonte, mirando o Vale à sudoeste e os Morros à noroeste. Merece destaque o Ipê-amarelo, árvore que articula os ambientes da sala e cozinha no térreo, recepcionando moradores e visitantes logo ao adentrarem na casa, sob o pé-direito duplo da sala de jantar. 

 

A edificação, portanto, se desenvolve ora mirando, ora abraçando a paisagem que a circunda. Paisagem esta que também sofre intervenção e ressignificado, através do resgate e valorização das espécies nativas, ao se inserir maciços de arbustos e forrações que qualificam o espaço, ao mesmo tempo em que servem de alimento para a fauna local, tão reconhecida pela rica biodiversidade. ​Por fim, são implantados de maneira estratégica pequenos estares e um mirante, que reforçam a idéia central daqueles que visitam este lugar: a busca pela reconexão com a natureza, da qual fazemos parte e, por vezes, nos esquecemos.

 

 

><
1/4
  • Facebook - White Circle
  • Instagram - White Circle
  • YouTube - White Circle
  • Google+ - White Circle

Habitat | Arquitetura, Cidade e Paisagem

São José dos Campos . São Paulo . Brasil

 

habitat@habitat-acp.arq.br

+55 12 9 8212 3080 . +55 16 9 9216 6826

© 2013 por Habitat | Arquitetura Cidade Paisagem. Todo material divulgado no site é de propriedade intelectual dos autores. A reprodução sem respectiva autorização é estritamente proibida.